Controle de Brocas
Brocas Pertencentes à família Lycctidae atacam a madeira já seca, com teor de umidade entre 8 a 30%. As espécies mais comuns são Lyctus brunneus e Minthea rugicollis ambas cosmopolitas. O seu ataque é facilmente reconhecido pelo resíduo muito fino, semelhante a talco, que é expelido pelo orifício de emergência do adulto.
A fêmea deposita os ovos introduzindo seu ovipositor nos vasos da madeira, mas não sem antes testá-la quanto a quantidade de amido. Portanto, a quantidade de amido, o número e tamanho do lumem dos vasos são fatores fundamentais para determinar a susceptibilidade de uma madeira ao ataque de lictídeos. O total de ovos pode variar de 1 a 221 que são depositado sem uma ou duas semanas. O período de incubação, dependendo da temperatura é de 6 a 20 dias.
Após a eclosão, a pequena larva começa a perfurar seu túnel e durante todo o estágio larval permanece no interior da madeira. No último instar constrói a câmara pupal próxima à superfície da madeira, onde permanecerá imóvel durante o estágio de pupa. O adulto quando eclode perfura seu orifício de emergência de 2 a 3mm de diâmetro e empurra para fora da madeira o fino pó tão característico desta família.
O ciclo de vida completo pode variar de quatro meses (em condições excepcionais), até quatro anos ou mais, dependendo da temperatura, umidade e qualidade nutritiva da madeira.
Desta família, sem dúvida Lyctus brunneus é a espécie mais freqüente. Tem sido encontrada em móveis, portas, lambris, madeiramento de telhados, etc.
ESTÁ COM PROBLEMAS DE BROCAS:
A DDCAMP é uma dedetizadora com 30 Anos de tradição no mercado de controle de pragas urbanas atendendo Campinas e região, solicite abaixo um orçamento rápido pelo WhatsApp: