Combate às Formigas

Você sabia, que apesar da aparência inofensiva, as formigas podem ser prejudiciais a sua saúde?

Pois é, as formigas domésticas antes de chegarem a sua casa, passam por esgotos, lixos e lugares contaminados em geral, mas por questões culturais, acabam não sofrendo a mesma rejeição que outros insetos como, por exemplo, as baratas.

É importante saber que as formigas também podem se portar como vetores mecânicos de microorganismos prejudiciais à saúde.

Geralmente, se vemos uma barata em um alimento, ficamos horrorizadas e jogamos tudo fora; mas se vemos uma formiga, é comum removermos apenas o local onde ela está ou até tiramos a formiga e comermos mesmo assim.

Muitas vezes, a causa de diarréias e vômitos, são devido a contaminações trazidas por formigas e nós nem imaginamos.

O que atrai formigas são restos de alimentos disponíveis, lixo mal armazenado e ainda, frestas em paredes e janelas.

Há ainda uma espécie que tem afinidade por aparelhos eletrônicos, como computadores, aparelhos de som, pois esses ambientes possuem uma temperatura adequada para a sobrevivência e reprodução dessas formigas que liberam uma substância ácida e aos poucos vão deteriorando os aparelhos.

Como as pessoas não têm nojo, acabam não eliminando a infestação logo no começo e esperam virar um verdadeiro transtorno para tomarem as devidas providências.

A melhor forma de controlar as infestações é através da prevenção. Manter o ambiente limpo ajuda bastante, mas o controle caseiro não é muito eficiente e pode provocar um aumento da quantidade dos ninhos, pois as formigas se organizam de forma a espalharem seus ninhos quando percebem alguma ameaça.

Pulverizações domésticas de inseticidas não resolvem. Algumas formigas morrem no local, outras avisam a colônia e esta se fragmentará formando novos ninhos em outros lugares.

Iscas em gel aplicadas em pontos estratégicos e preservadas de ações químicas ajudam muito, pois as formigas levam o veneno para o ninho como alimento para as operárias e a rainha, e este acaba eliminando toda a comunidade.

Em casos de infestação grave, convém chamar uma empresa especializada.

Especialistas identificarão as espécies da formigas existentes e a quantidade de ninhos no ambiente e escolherão a melhor forma para combatê-las.

É importante escolher uma empresa que tenha Alvará de Funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária.

Controle de Pragas

desratização

Desratização

Temos três espécies de roedores bem conhecidos: o rato de telhado, rato de esgoto e camundongos.

Desinsetização

Desinsetização

A desinsetização é a eliminação direta dos insetos mais comuns encontrados em áreas urbanas, como: baratas, pulgas, formigas, aranhas pequenas, traças, etc.

Descupinização

Descupinização

Existem duas espécies de cupins: Cupins de solo (subterrâneo) e cupins de madeira seca.