Dengue (Aedes Aegypti)

O que é?
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolvem em água limpa e parada. Tem o hábito de picar durante o dia.


Como é o mosquito da dengue?
É parecido com um pernilongo comum. Entretanto, são menores e mais escuros. Possuem listas brancas no corpo e nas pernas em fundo escuro. Os mosquitos transmitem a dengue e a febre amarela.


Quais os sintomas da doença?
As manifestações clinicas são dores musculares e nas juntas, dor nos olhos, dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite.


A doença mata?
Existe um tipo de dengue, chamada hemorrágica, que é o tipo mais grave da doença e pode levar à morte. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que quando acaba a febre, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdomen e intercala momentos de sonolência e agitação.


Como tratar?
A pessoa com sintomas deve consultar imediatamente um médico ou procurar o posto de Saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. O paciente com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido. É importante não usar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como Aspirina e AAS, por exemplo.


Quais as formas de prevenir?
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Substitua a água desses recipientes por areia grossa umedecida. Todo recipiente que acumula água deve ser jogado no lixo. Garrafas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos. Pneus velhos são os lugares preferidos dos mosquitos da dengue. Por isso, eles devem ser furados para não acumular água ou guardados em lugares cobertos. Caixas de água, poços e outros reservatórios de água devem ser limpos e bem fechados. Troque diariamente a água de bebedouros de animais e lave o recipiente com bucha. Mantenha limpa as calhas, lajes e piscinas.


MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE ( MOSCAS E MOSQUITOS)
- Proteção de alimentos
- Utilização do sistema de esgoto para evitar o contato com as fezes
- Controle do lixo
- Telas em janelas
- Aterro sanitário


Controle de Pragas

desratização

Desratização

Temos três espécies de roedores bem conhecidos: o rato de telhado, rato de esgoto e camundongos.

Desinsetização

Desinsetização

A desinsetização é a eliminação direta dos insetos mais comuns encontrados em áreas urbanas, como: baratas, pulgas, formigas, aranhas pequenas, traças, etc.

Descupinização

Descupinização

Existem duas espécies de cupins: Cupins de solo (subterrâneo) e cupins de madeira seca.